ELTRI | Electricidade

Licenciatura em Engenharia Mecânica Automóvel | 2010-11

 

DOCENTE

Mário Alves (mjf@isep.ipp.pt)
Departamento de Engenharia Electrotécnica, gabinete F435 (ext. 1167)
Unidade de Investigação CISTER (ext. 1302)

Responsável disciplina
Aulas T e PL

HORÁRIO SEMANAL

T: Quarta-Feira 12:10 – 13:00 (F342) | Sexta-Feira 12:10 – 13:00 (F209)

PL: Terça-Feira 08:10 – 10:00 | Quarta-Feira 14:10 – 16:00 | Sexta-Feira 14:10 – 16:00 (F114)

 

PROGRAMA E MATERIAL DE SUPORTE

Programa (aulas T e PL)

Material de suporte

Noções básicas sobre electricidade, circuitos e sistemas eléctricos

-        electricidade vs. electrónica, corrente alternada vs. corrente contínua

-        a cadeia da energia eléctrica: produção, transporte, distribuição, consumo

-        protecção de circuitos e pessoas contra acidentes eléctricos (e.g. massa e terra, fusíveis e relés de protecção)

-        importância dos sistemas eléctricos e electrónicos nos automóveis

ABC dos SEE

Componentes e circuitos eléctricos em corrente contínua (CC)

-        corrente, tensão e resistência eléctricas

-        associação de resistências: série, paralelo, mista

-        relação entre as grandezas eléctricas: Leis de Ohm e de Joule

-        divisores de tensão e corrente

-        conservação de energia eléctrica:  Leis de Kirchhoff dos Nós e das Malhas

-        simplificação de circuitos eléctricos: Teorema de Thévenin

-        outros componentes básicos: baterias, relés, díodos

Sebenta ABC dos CECC

Sebenta CECC de IEEL

Módulo de Electricidade
(Toyota)

Exercícios CECC
(resolvidos e por resolver)

Guiões de FEELE
(boa introdução teórica sobre várias matérias)

Componentes e circuitos eléctricos em corrente alternada (CA)

-        características da CA, valor eficaz, fase e diagramas fasoriais, harmónicos

-        condensadores e capacitância

-        bobinas e indutância

ABC dos CECA

Slides Fundamentos CA

Slides indutância e capacitância

Instrumentos de medição e sua utilização no automóvel

-        voltímetro, amperímetro, ohmímetro, multímetro, pinça amperímetrica

-        osciloscópio e gerador de sinais

-        outros instrumentos de medição e teste

ABC do Multímetro

ABC do Osciloscópio

Slides Osciloscópio

Conceitos básicos de máquinas eléctricas e sua aplicação no automóvel

-        transformador (e.g. sistema de ignição)

-        motor CC (e.g. sistema de arranque)

-        gerador AC (e.g. alternador)

-        motor de indução (utilização industrial e no automóvel)

-        conceitos básicos sobre veículos eléctricos

Módulo de Electromagnetismo (Toyota)

ABC das ME

Slides ME

Slides Veículos Eléctricos

MÉTODO DE AVALIAÇÃO
(não substitui a consulta da Ficha de UC no Portal)

NFREQ (12 valores em 20)

-        participação/desempenho ao longo das aulas (T e PL), incluindo ter os guiões laboratoriais preenchidos, exercícios resolvidos, etc. (2 valores em 20);

-        avaliação individual teórico-prática, realizada numa aula PL a meio do semestre lectivo (5 valores em 20);

-        avaliação individual teórico-prática, realizada numa aula PL no fim do semestre lectivo (5 valores em 20).

EXAME (8 valores em 20)

-        exame escrito, realizado na época de exames.

É OBRIGATÓRIO

-        realizar um mínimo de dois terços dos trabalhos PL; o não cumprimento deste requisito impede a realização do EXAME (o aluno tem NF, ou seja “Não Frequentou”);

-        obter uma nota mínima de 50% em cada uma das componentes da avaliação (NFREQ e EXAME).

 

 

AULAS PRÁTICAS LABORATORIAIS (PL)

Programa

(aprendizagem teorico-prática, incluindo trabalhos laboratoriais, proposta e resolução de exercícios)

Material de Suporte
(cada aluno deve ter a sua  versão impressa De todos os guiões, onde regista os resultados das experiências, resolve os exercícios, aponta indicações do docente e toma outras notas; isto é obrigatório e conta para avaliação)

AULA PRÁTICA 1 – APRESENTAÇÃO DO LABORATÓRIO, PROGRAMA PL E REGRAS SEGURANÇA

-        Apresentação do programa das aulas práticas, o objectivo das aulas de recuperação e de avaliação teorico-prática e o método de avaliação (conducente à nota de frequência – NFREQ)

-        Apresentação do Laboratório Toyota, infra-estruturas e equipamentos

-        Regras de utilização e de segurança

-        Formação de grupos de trabalho.

Guião regras segurança

AULA PRÁTICA 2 – MÓDULO DE ELECTRICIDADE (1)

-        Trabalho #1 – Circuitos eléctricos

-        Trabalho #2 – Circuitos em paralelo

-        Trabalho #3 – Circuitos em série

-        Trabalho #4 – Circuitos série-paralelo

-        Resolução de exercícios

-        Proposta de trabalho autónomo (extra aula)

Módulo de Electricidade (Toyota)

 

Exercícios CECC
(resolvidos e por resolver)

 

http://physicslabfarm.isep.ipp.pt/

(mesmas credenciais do portal)

AULA PRÁTICA 3 – MÓDULO DE ELECTRICIDADE (2)

-        Trabalho #5 – Medição de tensão

-        Trabalho #6 – Medição de corrente

-        Trabalho #7 – Medição de resistência

-        Trabalho #8 – Tensão e corrente

-        Trabalho #9 – Resistência e corrente

-        Resolução de exercícios

-        Proposta de trabalho autónomo – execução de experiências via plataforma de experimentação remota VISIR

o   Medição do valor de resistências e de associação de resistências (analiticamente + ohmímetro)

§  Calcular analiticamente a resistência equivalente para várias associações de resistências

§  Efectuar a montagem das várias associações de resistências no VISIR e medir a resistência equivalente com o ohmímetro

§  Confrontar os resultados analíticos com os resultados experimentais

§  Documentar cálculos analíticos e experimentação (com print screen da montagem e multímetro)

AULA PRÁTICA 4 – MÓDULO DE ELECTRICIDADE (3)

-        Trabalho #10 – Resistência: cargas ligadas em paralelo

-        Trabalho #11 – Resistência: cargas ligadas em série

-        Trabalho #12 – Tensão: cargas ligadas em paralelo

-        Trabalho #13 – Tensão: cargas ligadas em série

-        Trabalho #14 – Corrente: cargas ligadas em paralelo

-        Trabalho #15 – Corrente: cargas ligadas em série

-        Resolução de exercícios

-        Proposta de trabalho autónomo (extra aula)

AULA PRÁTICA 5 – MÓDULO DE ELECTRICIDADE (4)

-        Trabalho #16 – Lei de Ohm

-        Trabalho #17 – Quedas de tensão

-        Trabalho #18 – Quedas de tensão: seu cálculo

-        Trabalho #20 – Potência eléctrica

-        Trabalho #21 – Corrente e consumo de potência

-        Proposta de trabalho autónomo – execução de experiências via plataforma de experimentação remota VISIR

o   Medição da tensão, corrente e potência de cargas associadas num misto série/paralelo (analiticamente + ohmímetro)

§  Calcular analiticamente todas as correntes e tensões no circuito, bem como a potência consumida pelas cargas (originalmente são velas de incandescência, mas no VISIR serão resistências lineares de baixa potência)

§  Efectuar a montagem do circuito no VISIR e medir as diversas correntes e tensões no circuito

§  Confrontar os resultados analíticos com os resultados experimentais

§  Documentar cálculos analíticos e experimentação (com print screen da montagem e multímetro)

AULA PRÁTICA 6 – AULA DE RECUPERAÇÃO

-        Resolução de exercícios propostos como trabalho autónomo; repetição ou execução de trabalhos em falta; esclarecimento de dúvidas; preparação para a valiação prática. Esta aula pode servir para colmatar faltas dos alunos e do docente e condicionantes do calendário (e.g. feriados, dispensa de aulas).

(não aplicável)

AULA PRÁTICA 7 – 1ª AVALIAÇÃO TEORICO-PRÁTICA

-        Exame teorico-prático individual, para avaliação das competências e conhecimentos adquiridos até ao momento.

-        Este exame envolve uma componente experimental (montagem de um circuito, medições com instrumentos) e/ou uma componente escrita (resposta a questões de desenvolvimento, elaboração de esquemáticos, resolução de exercícios).

(não aplicável)

AULA PRÁTICA 8 – MÓDULO DE ELECTRICIDADE (5)

-        Trabalho #19 – Função dos relés

-        Trabalho #22 – Funcionamento dos condensadores

-        Resolução de exercícios

Módulo de Electricidade (Toyota)

 

Exercícios Condensadores

 

AULA PRÁTICA 9 – MÓDULO DE ELECTROMAGNETISMO

-        Relação entre electricidade e magnetismo

-        Princípio do motor eléctrico

-        Geração de electricidade

-        Indução mútua

-        Apresentação de exemplos de máquinas eléctricas nos sistemas automóveis

Módulo de Electromagnetismo (Toyota)

 

AULA PRÁTICA 10 – ANÁLISE DE SISTEMAS AUTOMÓVEIS COM MOTORES CC

-        Analise de diversos sistemas automóveis equipados com motores de corrente contínua, nomeadamente:

o   Sistemas de abertura/fecho de vidros e tectos de abrir

o   Sistemas de limpa pára-brisas, antenas e ventoinha HVAC

o   Motor de compressor de ar comprimido para controlo automático de suspensão

-        Efectuando as seguintes operações:

o   Desmontar, analisar sistema de transmissão, montar

o   Verificar sentido de rotação consoante a polaridade aplicada

o   Verificar velocidade e consumo de corrente em função da tensão aplicada (variar tensão usando reóstato do módulo da bancada ou fonte de alimentação CC)

o   Verificar consumo de corrente em função da carga mecânica aplicada ao motor

Guiões PL manuscritos
(apenas páginas 51-56)

 

Slides Sistemas Eléctricos Auxiliares

AULA PRÁTICA 12 – OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

-        Nota: os alunos (pelo menos cada grupo de 2) deverão trazer computador com acesso Internet via WiFi

-        Execução do trabalho via plataforma de experimentação remota VISIR

-        Resolução de exercícios

-        Proposta de trabalho autónomo (extra aula)

Guião experimental oscilocópio

http://physicslabfarm.isep.ipp.pt/

(mesmas credenciais do portal)

Exercícios osciloscópio

AULA PRÁTICA 13 – AULA DE RECUPERAÇÃO

Resolução de exercícios propostos como trabalho autónomo; repetição ou execução de trabalhos em falta; esclarecimento de dúvidas; preparação para a valiação prática. Esta aula pode servir para colmatar faltas dos alunos e do docente e condicionantes do calendário (e.g. feriados, dispensa de aulas).

(não aplicável)

AULA PRÁTICA 14 – 2ª AVALIAÇÃO TEORICO-PRÁTICA

-        Exame teorico-prático individual, para avaliação das competências e conhecimentos adquiridos até ao momento (todo o semestre). Este exame envolve uma componente experimental (montagem de um circuito, medições com instrumentos) e/ou uma componente escrita (resposta a questões de desenvolvimento, elaboração de esquemáticos, resolução de exercícios).

(não aplicável)

 

 

Ferramentas de software

Laboratório de experimentação remota (VISIR)

Esta ferramenta serve para estudo complementar do aluno, nomeadamente permitindo ao aluno efectuar experiências remotas de forma autónoma, facilitando o processo de auto-aprendizagem. Para este efeito foram preparadas 3 experiências:

Experiência 1: Medição e cálculo de resistência equivalente

-        Medição do valor de resistência de resistencias isoladas ou em associação série, paralelo ou mista. Os alunos deverão efectuar várias montagens, comparando os resultados analíticos (através das expressões que permitem determinar a resistência equivalente de séries e paralelos) com os experimentais (medição com o ohmímetro).

-        É possível um qualquer sub-circuito de um conjunto, de 3 resistências (100 , 1 k, 5,6 k) em paralelo, em série com um outro conjunto, de 4 resistências (560 , 1,5 k, 3,3 k, 100 k) em paralelo. Exemplos válidos são (100 // 1 k) + 560 , ou (100 // 1 k) + (560 // 1,5 k// 100 k). Exemplos NÃO válidos são 560 + 1,5 k, ou 100 // 560 .

Experiência 2: Medição e cálculo de tensão, corrente e potência (circuito semelhante ao do pré-aquecimento Diesel)

-        Medição do valor da tensão em cada resistência e da corrente num circuito constituido por uma fonte de alimentação CC ligada a uma resistência de 1 kΩ (divisor de tensão), ligada em série com um paralelo de 3 resistências de 3,3 kΩ (que representam as “velas de incandescência”, mas obviamente com um valor de resistência muito superior e potência muito inferior, devido às limitações do VISIR.

-        O valor da tensão da fonte CC pode ser variado, bem como a resistência de 1 kΩ pode ser retirada, de forma a alterar a potência eléctrica nas “velas”. Os alunos deverão medir a tensão e a corrente nos vários pontos dos circuitos, comparando os resultados experimentais com os analíticos (incluindo o cálculo da potência eléctrica consumida nas velas)

Experiência 3: Utilização do osciloscópio e do gerador de sinais

-        Este trabalho visa que o aluno tenha um primeiro contacto com o osciloscópio como instrumento de medição e ferramenta de diagnóstico (nomeadamente para o automóvel). É possível ligar uma fonte de alimentação CC para testar os modos de acoplamento CC e AC, bem como analisar sinais periódicos gerados por um gerador de sinais, permitindo ao aluno optimizar a forma de onda visualizada através dos comandos de amplificação vertical, base de tempo e disparo do varrimento (trigger).

http://physicslabfarm.isep.ipp.pt/

(mesmas credenciais do portal)

Aplicações “freeware” para projecto e simulação de circuitos

Estas ferramentas permitem desenhar circuitos eléctricos/electrónicos, simular o seu funcionamento e gerar automaticamente os circuitos para serem produzidas as placas de circuito impresso (PCB).

TINA-TI | EAGLE | 5Spice | KICAD

Simulador de osciloscópio “freeware”

Esta aplicação permite simular praticamente todas as funcionalidades de um osciloscópio analógico bem como de um gerador de sinais, permitindo ainda gerar sinais para a entrada do oscilocópio a partir de uma folha Excel. Esta ferramenta foi desenvolvida por um aluno do ISEP no seu projecto final.

Simulador de Osciloscópio

 

 

Osciloscópio virtual “freeware” (em PC)

Esta aplicação permite que qualquer PC se possa utilizar como oscilocópio (e gerador de sinais, dado que recorre à própria placa de som para aquisição de sinais (entrada de MIC). Os sinais de entrada estão obviamente limitados em amplitude e frequência, dependendo das próprias limitações das placas de som.

Osciloscópio usando a placa de som do PC